Ana Cristina Corrêa Mendes

A minha foto
Astróloga, graduada no prestigiado Master's Course for Professional Astrologers de Noel Tyl, utiliza a Astrologia como ferramenta ao serviço do homem. Nomeadamente nas áreas Comportamental e Vocacional. O horóscopo, como um fantástico espelho reflector das ansiedades visíveis e invisíveis. Um mapa indicativo de potencialidades individuais, o conhecimento destas torna possível uma escolha mais consciente.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Ciclos e ciclos

Por vezes é posta uma grande expectativa em determinada viagem, reunião ou encontro; como se o dito evento fosse transformar a vida dali em diante, mal-grado não haver a mínima reflexão desta importância toda quando se procura reflexo na carta astrológica.
Outras vezes aqueles incidentes de percurso e por isso nunca imaginados apresentam-se mais tarde como o ponto de viragem de uma vida.

Eu considero uma perca de tempo e desvirtuação do processo querer encaixar o mais ínfimo pormenor de vida no movimento dos astros, não precisamos de mapa para ir ao supermercado e também é natural que não estejam assinaladas todas vezes que lá vamos o que não é impeditivo de esbarrarmos naquele espaço com o resto da nossa vida; já que esse é o risco que corremos a cada minuto, por isso tanto se fala em viver plenamente e a 100%... Os eventos e locais são meros cenários para que a vida aconteça. Os realizadores somos nós.

Quantas vezes em consulta as pessoas já vi pessoas em busca ou preocupadas com alguma área de vida, que não aquela que deveria ser numa determinada altura. Um processo de negação do próprio crescimento, truques do Ego que anseiam pelo controle total.

Estar no local certo à hora certa, é o que acontece quando estamos em sintonia, quando vivemos livremente.

Esta é parte de uma conversa que tive com uma pessoa muito jovem e que me perguntava acerca da astrologia e do seu funcionamento. Usei o exemplo perto da sua idade, quando por volta dos 7 anos têm a 1ª crise de independência - eu posso fazer sozinho - parte de ciclo de Úrano que leva 7 anos a percorrer um signo e simultaneamente estará a ocorrer a 1ª quadratura de Saturno.

Depois por volta dos 14 anos no horóscopo vemos a 1ª oposição de Saturno, a idade do armário como é referida, caracterizada por alguma revolta contra as autoridades, os pais, na busca da sua própria idoneidade, liberdade e afirmação dentro do grupo, vemos mais um ciclo de Úrano. A necessidade de encontrar os que vibram na mesma energia, se bem que ainda sem muitas bases, a busca das suas identidades.

Nesta importante fase temos outro indicio astrológico, o transito completo de Neptuno num signo. Reflexo do idealismo e romantismo que acompanha esta idade. Cada um viverá o seu ou a sua fase, muitas vezes pondo em causa a fé praticada em casa, ou a busca da sua própria espiritualidade.

Com a integração destes ciclos e outros na matriz ou carta natal, poderemos perscrutar a evolução do projecto de vida individual, ou seja a probabilidades de que se fizer a nossa parte, arriscamos-nos a cumprir aquela que cada um entende ser a sua missão.

Ao longo da vida estes ciclos vão evoluindo numa espiral. As quais deverão ser vividas cada vez mais conscientes e verdadeiros.

Por isso a função da astrologia é ir guiando, sugerindo o crescimento do SER, não um mero utensílio adivinhador do que há-de vir.

Os ciclos de Úrano têm sempre um quê de súbitos e por vezes é o caos antes da ordem. Não é o que o planeta nos fez ou irá fazer mas sim como nós temos conduzido a nossa história, quão nos afastámos do nosso processo de individuação.

Mais tarde, quando os ciclos se repetirem, na chamada crise da meia idade, seria bom que já tivéssemos uma verdadeira consciência da nossa responsabilidade no processo. Assim poderemos dedicar a nossa energia às rectificações, caso sejam necessárias.

Ciclos;
Anos 12, 24, 36, 48, 60, 72, 84, 96 Retorno de Júpiter
Anos 14, 44, 74 Oposição de Saturno
Anos 27, 54-55 Retorno da Lua progredida
Anos 29, 58-59 Retorno de Saturno

Anos 36-43 Quadratura de Plutão
Anos 38-41 Oposição de Úrano
Anos 40-43 Quadratura de Neptuno
Anos 50-52 Retorno de Chiron

2 comentários:

  1. A ocorrência mais próxima: retorno de Júpiter ! Aprendi e apreendi muito aqui agora! Thanks a lot ! Always !
    Beijocas
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  2. que bom Astrid ;) grata por ser sempre tão atenta. beijo

    ResponderEliminar